Anemia na gravidez

Anemia na gravidez, e agora?

Foi diagnosticada com anemia na gravidez? Entenda melhor o quadro e como proceder! Anemia é uma situação clínica caracterizada pela redução no número de hemácias ou redução na quantidade de hemoglobina nas hemácias em decorrência da deficiência de um ou mais nutrientes.

O tipo de anemia mais comum é a anemia ferropriva, que está relacionada à deficiência de ferro, já a anemia megaloblástica ocorre pela deficiência de ácido fólico e vitamina B12. Ainda temos a anemia perniciosa, que é um tipo de anemia megaloblástica específica da deficiência de vitamina B12 pela ausência do fator intrínseco, essencial para sua absorção.

Os principais sintomas são palidez da pele (face, palma das mãos) e mucosas (parte interna dos olhos, gengivas), anorexia, picamalácia (principalmente consumo de barro), apatia, irritabilidade, cansaço, fraqueza muscular e dificuldade de realizar atividades físicas.

Quais são as possíveis causas da anemia na gravidez?

As principais causas de anemia na gravidez são a deficiência de ferro e/ou a deficiência de ácido fólico, principalmente pela demanda aumentada desses nutrientes durante a gestação.

Quais são os riscos da anemia para o bebê?

As principais consequências da anemia para o bebe são a prematuridade e suas possíveis complicações, o baixo peso ao nascer (o bebê nasce com menos de 2,5kg) e, no pior cenário, mortalidade infantil. 

Como é tratada a anemia na gravidez?

Comer mais alimentos ricos em ferro é suficiente ou é necessário suplementar ou entrar com medicamentos? O tratamento da anemia é focado na sua causa, ou seja, na reposição dos nutrientes deficientes. A reposição dos nutrientes deficientes, seja do ferro ou do ácido fólico, é considerado um tratamento medicamentoso, ou seja, a alimentação não é capaz de repor os estoques corporais. São necessárias altas doses que ultrapassam a recomendação diária desses nutrientes e, por isso, é fundamental que seja feito o acompanhamento com um profissional habilitado e capacitado para prescrição da suplementação de forma adequada e segura tanto para  a mãe, quanto para o bebê.

Vale lembrar que o consumo de alimentos fontes desses nutrientes, ferro e ácido fólico, é parte importante para o tratamento da anemia e deve ser priorizado. No entanto, a dieta por si só não é suficiente para corrigir a deficiência.

Qual exame é feito para detectar a anemia?

Para diagnosticar o quadro de anemia avalia-se a série vermelha do sangue, obtida pelo hemograma, que vai fornecer os valores de contagem de hemácias, hematócritos, hemoglobina e alguns índices de volume, peso e concentração de hemoglobina nas hemácias. Além do hemograma, também são avaliados parâmetros do estado nutricional de ferro para investigar os níveis deste no organismo. São eles, o ferro sérico, a ferritina e o TIBC.

Vale ressaltar que alguns valores de referência para gestantes são diferentes dos valores encontrados para mulheres saudáveis por conta da hemodiálise que ocorre durante a gravidez.

A importância do acompanhamento personalizado

Na NB Clinic, o cuidado nutricional durante a gestação avalia o ganho de peso materno, conta com avaliações mensais da composição corporal e exames laboratoriais que indiquem o estado nutricional, além do levantamento de sinais e sintomas relacionados a essa fase. Por meio desse conjunto, o cuidado nutricional é feito de forma individualizada buscando atender as necessidades da mãe e do bebe, prevenir condições e doenças e melhorar a qualidade de vida da mulher durante esse período.

O cuidado nutricional durante essa fase é essencial para a garantia da saúde da mãe e para o crescimento e desenvolvimento adequados e saudáveis do bebê. Agende sua consulta!

Agende sua consulta!