Para muitas mulheres o puerpério é o momento mais complicado de todo o processo da maternidade, pois além das mudanças físicas, ocorrem mudanças na rotina em função dos cuidados com o bebê, que demandam tempo e energia.
O puerpério é popularmente conhecido como a quarentena ou resguardo, que é o período de readaptação do organismo materno após o nascimento do bebê, ele tem início com a saída da placenta e dura até o 45o dia pós parto, quando o bebê nasce o organismo começa a se restabelecer, trazendo a normalidade aos órgãos e estruturas.
A retomada da ovulação, seguida da primeira menstruação pós-parto, marca o fim do puerpério, mas esse período pode variar de acordo com a amamentação.
Como o puerpério é marcado por diversos desafios, a forma de enfrentá-lo da melhor maneira, é informar-se sobre as mudanças corporais, mentais e psicológicas que podem ocorrer. O período pós parto é marcado por flutuações hormonais, mudança nos padrões de humor, além de toda mudança que é gerada pela chegada e os cuidados com o bebê como: privação do sono, amamentação e outros aspectos.
A seguir algumas dicas:
1. Peça ajuda
Peça ajuda para sua rede de apoio e caso você não tenha uma, procure não cobrar-se muito, os cuidados com o bebê são realmente muito cansativos e exaustivos, principalmente nos primeiros dias.
2. Planeje sua alimentação
Planeje sua alimentação, com a rotina intensa e os cuidados com o bebê, não sobra tempo para cozinhar e nem tampouco para fazer as refeições nos horários de costume, caso você não tenha quem cozinhe para você, compre marmitas congeladas e snacks saudáveis para comer entre as mamadas.
3. Alimente-se bem!
Não se esqueça que você precisa se alimentar bem pois dois motivos: o período de amamentação é necessário que a mulher esteja nutrida e se alimentando bem, pois a privação de energia e de nutrientes pode levar a baixa produção de leite, além disso, você acabou de passar por uma gestação e o seu organismo precisa repor os nutrientes que foram utilizados devido a maiores demandas.
4. Aceite as mudanças
Procure aceitar as mudanças que ocorreram no seu corpo, não se cobre para voltar ao peso antes da gestação com pressa, afinal ocorrem flutuações hormonais importantes que podem impactar na perda de peso e também no inchaço, além do fato de que a privação do sono também pode ser um impeditivo, com o tempo as coisas irão se ajeitar da melhor maneira.
Além disso, preocupe-se mais com a qualidade nutricional da alimentação, do que com as quantidades, pois o organismo precisa de nutrientes para produzir leite, estima-se que a mulher gaste cerca de 700 kcal por dia para produzir leite.
5. Não faça dietas restritivas!
Não faça dietas restritivas na intenção de perder peso rapidamente, esse tipo de dieta pode interromper a produção de leite, além de aumentar os níveis de estresse causado pelo cansaço e privação de sono.
6. Procure ajuda profissional!
Conte com apoio de profissionais e especialistas para essa fase: médico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo. E em casos de sintomas severos e diferentes dos previstos pelos profissionais que te acompanham, busque ajuda.