Estratégias Alimentares para Redução da Náusea

É normal durante a gestação que a mulher enfrente alguns sintomas, principalmente no primeiro trimestre da gestação. O sintoma mais frequente são as náuseas, aquela sensação de desconforto que afeta a parte de cima do abdômen. Esse fenômeno é geralmente atribuído às mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez, especialmente ao aumento dos níveis de hCG (gonadotrofina coriônica humana) e estrogênio. Essas alterações hormonais podem afetar o funcionamento do sistema gastrointestinal, tornando as mulheres mais propensas a sentir-se enjoadas.

As náuseas na gestação geralmente começam por volta da sexta semana de gravidez e atingem o pico por volta da nona semana. No entanto, cada mulher é única, e a intensidade e a duração desses sintomas podem variar consideravelmente. Algumas mulheres podem experienciar náuseas apenas por algumas semanas, enquanto outras podem sentir-se desconfortáveis por um período mais longo.

Embora as náuseas durante a gravidez sejam consideradas uma parte normal do processo, em alguns casos, elas podem ser tão intensas a ponto de interferir na qualidade de vida da gestante. Isso é conhecido como hiperêmese gravídica, uma condição mais grave que pode levar a desidratação e desnutrição se não for tratada adequadamente. Algumas estratégias alimentares que podemos utilizar para prevenir e amenizar náuseas podem ser:

Fazer o uso de gengibre, você pode mastigar pequenos pedaços de gengibre fresco, beber chá de gengibre ou até mesmo utilizá-lo em preparações como sucos e sopas.  Isso porque ele tem propriedades anti-inflamatórias como gingerol, shogaol e zingerona que ajudam a reduzir a inflamação no trato digestivo, o que pode contribuir para o alívio das náuseas. Além disso, o gengibre estimula a produção de enzimas digestivas e aumenta o movimento do trato gastrointestinal, ajudando a acelerar o esvaziamento gástrico. 

top view of female hands cutting apple on a wooden kitchen board with knife with kinkans on a bowl with apples kiwi pineapple and lemons isolated on a white background

A segunda estratégia é utilizar alimentos crocantes, pois a textura crocante pode proporcionar um estímulo sensorial agradável, distraindo a mente das sensações de náusea, o que pode ajudar a reduzir a percepção do desconforto e proporcionar uma sensação de alívio temporário. Além disso, geralmente esses alimentos possuem uma temperatura ambiente e podem ter uma sensação refrescante quando são mastigados e, por fim, eles são mais leves e fáceis de digerir em comparação com alimentos pesados e gordurosos. Quando estamos nauseados, nosso sistema digestivo pode estar sensível e ter dificuldade em lidar com alimentos mais pesados. Você pode consumir bolachas de arroz, snack de sementes e torradas.

Fracionar as refeições é fundamental, comer pequenas porções de alimentos em vez de grandes refeições pode reduzir a carga do sistema digestivo. O estômago não fica sobrecarregado, o que pode diminuir o risco de sensação de plenitude e náuseas. Além disso, permite que o sistema digestivo trabalhe de forma mais eficiente, digerindo e absorvendo os alimentos com mais facilidade. Durante episódios de náusea, comer grandes quantidades de comida pode ser desafiador e até mesmo aumentar a sensação de mal-estar. Comer pequenas porções de alimentos de cada vez pode tornar a ingestão mais tolerável, facilitando a nutrição adequada.

Dar preferência a alimentos gelados é a quarta estratégia, a temperatura fria pode ter um efeito anestésico suave no estômago, reduzindo a sensibilidade e a percepção de desconforto, e proporciona a sensação de frescor que pode ser reconfortante para pessoas que estão sentindo náuseas. Além disso, alimentos gelados, como picolés de frutas ou smoothies, também podem ajudar a manter a hidratação durante os períodos de náusea. É importante evitar a desidratação, especialmente quando ocorrem episódios frequentes de vômitos 

E por fim, consuma frutas cítricas, elas contêm enzimas digestivas naturais, como a bromelina encontrada no abacaxi e a papaína encontrada no mamão, que auxiliam na quebra dos alimentos e facilitam a digestão. Além disso, são ricas em líquidos, o que pode ajudar a prevenir a desidratação durante episódios de náusea ou vômito. Procure consumir pelo menos 1x ao dia laranja, limão, kiwi, abacaxi ou mamão. 

Vale lembrar que além de todas essas estratégias a redução de alimentos picantes, do uso de muitos temperos e do consumo de café podem também ser importantes para evitar esse sintoma.

Compartilhe:

Veja Também:

Whey na Gestação

O consumo de whey protein durante a gestação é um tema que gera dúvidas e preocupações entre as futuras mamães.…

Creatina na gestação

A creatina é uma substância natural presente no corpo humano e em diversos alimentos, como carnes magras, peixes, ovos e…

Estratégias Alimentares para Redução da Náusea

É normal durante a gestação que a mulher enfrente alguns sintomas, principalmente no primeiro trimestre da gestação. O sintoma mais…

Cafeína na Gestação

O consumo de cafeína durante a gravidez é um assunto debatido, com riscos associados tanto para a mãe quanto para…
Fale conosco!