Ao longo da gestação é normal ocorrerem mudanças no corpo da mulher.
Essas mudanças envolvem alterações na postura, afetam os sistemas musculoesquelético, respiratório, cardiovascular, urinário e gastrointestinal, o que permite a adaptação corporal necessária para o crescimento do bebê.
A fisioterapia pélvica tem como objetivo a preparação global do corpo da mulher para o pré e pós-parto. A preparação do corpo para o parto, promove maior consciência corporal e segurança para esse momento.
A fisioterapia atua na prevenção de desconfortos como cãibras, edema, falta de ar e dores musculares, auxilia na postura, traz consciência e conhecimento acerca da região pélvica e das mudanças corporais decorrentes da gravidez, prepara a musculatura do assoalho pélvico, diminui o tempo de fase ativa do parto e, como consequência, reduz ansiedade e promove confiança e proatividade na hora do parto.
Condições pós-parto com perdas urinárias decorrentes das mudanças hormonais e do aumento da pressão sobre os órgãos pélvicos pelo crescimento fetal, e diástase podem ser tratadas com a fisioterapia pélvica, além de restabelecer a função a função muscular perineal e abdominal, tratar disfunções relacionadas à gestação ou ao pós-parto e melhorar a função intestinal.
Além de atuar na gestação, a fisioterapia pélvica utiliza de recursos para diminuição da dor, melhorando a qualidade de vida da paciente com endometriose.