O cuidado com a nutrição é um dos pilares fundamentais para os casais que desejam engravidar. Por meio de nutrientes, estratégias e adequações nutricionais podem potencializar as chances de sucesso de uma gestação, seja pela via natural ou procedimentos de FIV. Além disso, toda ciclicidade hormonal da mulher faz com que a sua saúde também acompanhe esses ciclos, e uma nutrição bem planejada por auxiliar a manter, recuperar e tornar esse ciclo mais prazeroso e natural.
O cuidado com a saúde feminina é essencial para garantir uma maior longevidade e qualidade de vida para a mulher, além de outros aspectos e benefícios. A mulher possui características únicas ligadas a sua ciclicidade hormonal decorrente do período reprodutivo, ou menstrual como conhecemos.
A nutrição adequada contribui para manutenção da ciclicidade menstrual, tornando esse período mais leve e conectando à mulher a sua feminilidade. Da mesma forma, pode atuar como coadjuvante no tratamento de doenças relacionadas à saúde da mulher, como endometriose, SOP e candidíase, amenizando os sintomas, fortalecendo o sistema imune, melhorando a disposição. Também é um pilar essencial quando pensamos em fertilidade e gestação, uma alimentação adequada pode favorecer procedimentos de fertilização in vitro e de fecundação, além de contribuir para uma gestação saudável garantindo o crescimento e desenvolvimento adequados para o bebe.
Por fim, quando a mulher encerra seu ciclo reprodutivo, dando início à menopausa, a nutrição também atua com melhora dos sintomas, prevenção de doenças relacionadas a esse período e promovendo autoestima. Em todos esses períodos e condições específicas a saúde da mulher não engloba só seu aspecto biológico de sinais e sintomas, mas os aspectos sociais, físicos e emocionais, que juntos proporcionam autoestima, autoconhecimento e reconexão com a feminilidade.