A busca pela redução do consumo de produtos animais têm crescido, principalmente entre o público feminino que procura maior cuidado à saúde e envolvimento nas questões ambientais e sociais. Segundo a American Dietetic Association (ADA), esse tipo de dieta quando bem planejada é saudável, adequada em termos nutricionais e apresenta benefícios para a saúde na prevenção e no tratamento de determinadas doenças e pode ser adotada com segurança em todas as fases da vida, incluindo a infância e a gestação. Além disso, a dieta vegetariana é capaz de contribuir para o emagrecimento, melhorar a saúde intestinal e promover maior longevidade.
Na saúde da mulher, é capaz de trazer melhorias pontuais, como na saúde da pele, na saúde intestinal, na saúde óssea, na melhora de parâmetros bioquímicos, o que proporciona mais energia e auxilia no processo de envelhecimento saudável.
Dessa forma, a transição para esse estilo de vida deve ser acompanhada por um profissional capaz de avaliar de forma individualizada as necessidades nutricionais de cada indivíduo, bem como as especificidades desse tipo de dieta, e a partir daí conduzir o processo de maneira saudável, gradual e segura.